Escola de Taekwondo APIST

Instituto Superior Técnico - Taguspark

Sunday, 22 March 2015 00:00

Campeonato Distrital de Poomsae Kups

Rate this item
(1 Vote)

21 de Março de 2015 - Azambuja

A Escola de Taekwondo APIST voltou ao Pavilhão Municipal da Azambuja, desta vez para disputar o Campeonato Distrital de Poomsae Kups.

Após uma longa caminhada, muitos elásticos, muitas bolhas nos pés, muitos abdominais a arder, a equipa chegou ao campeonato determinada a fazer uma boa prestação. Prestação essa que não só foi excelente, como levou a equipa mais uma vez ao lugar mais alto do pódio.

A competição começou com os mais pequenos, e o primeiro a competir foi o Henrique Cruz. Numa categoria com quase 20 atletas o Henrique conseguiu melhorar bastante em relação ao ano anterior, ainda assim não foi suficiente para chegar ao pódio e ultrapassar alguns atletas mais experientes. O caminho certo a percorrer é este, e por certo vamos ver o Henrique fazer melhor no futuro.

 

Seguiu se a categoria de Sub 17 com a presença do Gonçalo Rebelo, que apesar de estar mais vocacionado para os combates, não quis deixar de estar presente e procurar resultados semelhantes aos que já teve nos combates. Numa das categorias mais difíceis e concorridas do campeonato, o Gonçalo acabou a meio da tabela. Há ainda muito que trabalhar, mas com determinação e vontade de certeza que o Gonçalo fará mais e melhor no próximo ano. 

Nos Sub 30 Masculinos, participaram 3 atletas da Escola de Taekwondo APIST, foram eles o Gustavo Passos, o Rui Camacho e o Fábio Gomes.

O Gustavo, sendo o mais experiente consegui o melhor resultado dos 3 ficando em 2º lugar, a algumas décimas do primeiro classificado.

 

Mas o pódio da categoria acabaria por ficar completo com os nossos outros dois atletas. O Rui que apesar de ter começado há pouco tempo mostrou uma evolução notável e o Fábio que superou todas as expectativas sendo um dos mais recentes atletas da escola e ainda com poucos treinos. 

Nos sub 40 Masculinos, tivemos a presença do João Jesus, um dos atletas mais antigos da escola (desde o início). O João este muito bem durante toda a prova e com uma prestação muito consistente. Um pequeno erro na última poomsae levou o a ter de fazer um desempate com um atleta da Associação Desportiva de Sintra. Infelizmente o desempate sorriu para o adversário e o João terminou a competição como Vice-Campeão Distrital.

 

Na categoria de Sub 40 Femininos voltamos a ter um confronto entre 3 atletas da nossa escola a Alexandra Ribeiro a Lídia Menezes e a Sílvia Palmeirão. A vitória voltou a ser da Alexandra Ribeiro que apresentou uma forma excelente e com execuções praticamente sem falhas, ficando a Lídia em segundo lugar, também ela com uma excelente prestação, que ainda assim não suficiente para vencer a atleta mais experiente da escola.

 

Já a Sílvia na sua primeira competição, mostrou alguns sinais de ansiedade e nervosismo, que são perfeitamente normais nesta fase da sua aprendizagem. De notar as visíveis melhorias nestes aspectos ao longo da prova.

 

Na ultima competição individual da prova, os Mais 40 Masculinos. Estiveram presentes o Manuel Contreiras e o Carlos Gonçalves. O Mané conseguiu chegar ao segundo lugar ficando a apenas duas décimas de se sagrar Campeão Distrital.

 

O Carlos, também ele com grandes melhorias face ao ano passado, ficou no 3º lugar, muito próximo do Mané, sinal de que para o ano a luta vai ser ainda mais renhida.

 

 

Na competições de Par 2, estiveram presentes 3 pares APIST. Em primeiro lugar terminou o par formado pela Alexandra Ribeiro e pelo Rui Camacho.

 

Seguiu se o par do Gustavo Passos e da Lídia Menezes no segundo lugar.

 

Já a Sílvia Palmeirão e o Fábio Gomes, não conseguiram a missão impossível de chegar ao pódio nesta categoria. Com tão poucos treinos ainda como atletas de taekwondo e menos ainda como par, seria muito difícil alcançar atletas mais experientes e mais habituados a competições de par. Ainda assim deixaram alguns registos que adivinham grandes progressos.

 

No Trio 2 Masculino, a APIST voltou a ficar com os dois primeiros lugares do Pódio. Com o trio formado pelo João Jesus, Gustavo Passos e Rui Camacho a vencer a categoria numa prova em que mostraram um sincronismo muito bom.

 

O trio formado pelo Mané, pelo Carlos Gonçalves e pelo estreante Fábio Gomes consegui também um resultado muitíssimo positivo terminando como Vice-Campeões Distritais a apenas 5 centésimos do primeiro lugar.

Já no final da manhã, ainda houve tempo para mais um trio Campeão Distrital, o Trio 2 Feminino composto pela Alexandra, a Lídia e a Sílvia.

Um trio que apesar de muito recente conseguiu ter uma grande cumplicidade, mantendo se sempre unidas e concentradas no objectivo que as trazia ao Campeonato.

No final de muitas contas, e com todos os resultados que estes excelente atletas conseguiram em conjunto, a Escola de Taekwondo APIST voltou a vencer o Distrital de Kups. Já lá vão 5 anos sempre a vencer esta competição.

Tudo isto graças ao empenho e dedicação desta excelente equipa que sabe treinar arduamente quando o tem de fazer, mas ao mesmo tempo não tira o sorriso da cara e aproveita os momentos de descontração durante os treinos. A entre ajuda e a amizade de todos é o que faz com que esta equipa consiga estes resultados. Sabendo que no próximo treino todos vão treinar com muito empenho, e que mais uma batalha foi vencida. A todos, em especial a nossa Mestre Ana Paula, que consegue guiar este rebanho com mestria, MUITOS PARABÉNS.

Fica também uma palavra especial, a dedicação desta vitória à Maria que se lesionou na preparação para esta prova e não pode estar presente. Maria esta vitória também é tua.

Treinadores

  • Sambonim Ana Paula Silva
  • Kyosanim  Vladimiro Luz
  • Kyosanim  Rui Marinheiro

Atletas

  • Alexandra Ribeiro
  • Lídia Menezes
  • João Jesus
  • Gustavo Passos
  • Gonçalo Rebelo
  • Carlos Gonçalves
  • Manuel Contreiras
  • Henrique Cruz
  • Rui Camacho
  • Silvia Palmeirão
  • Fábio Gomes
Poomsae Kups
Sub 30 Masculino
Gustavo Passos Vice-Campeão Distrital
Rui Camacho 3º Classificado
Fábio Gomes 3º Classificado
Sub 40 Feminino
Alexandra Ribeiro Campeã Distrital
Lídia Menezes Vice-Campeã Distrital
Sub 40 Masculino
João Jesus Vice-Campeão Distrital
Mais 40 Masculino
Manuel Contreiras Vice-Campeão Distrital
Carlos Gonçalves 3º Classificado
Par 2
Alexandra Ribeiro
Rui Camacho
Campeões Nacionais
Lídia Menezes
Gustavo Passos
Vice-Campeões Nacionais
Silvia Palmeirão
Fábio Gomes
3ºs Classificados
Trio 2 Masculino
João Jesus
Gustavo Passos
Rui Camacho
Campeões Distritais
Manuel Contreiras
Carlos Gonçalves
Fábio Gomes
Vice-Campeões Distritais
Trio 2 Feminino
Alexandra Ribeiro
Lídia Menezes
Sílvia Plameirão
Campeãs Distritais
Equipas
Poomsaes Kups
Escola de Taekwondo APIST Campeões Distritais

Read 647 times